São Lázaro de Betânia e São Lázaro O Leproso - História
- Carmina Souza
- 11 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Em 17 de Dezembro comemora-se o dia de São Lázaro e Lázaro, o leproso. Ambos são exemplos de humildade e fé, um por sempre acreditar em Jesus, e das migalhas e devoção sobreviver à maldade daquele que tinha tudo, mas não compartilhava nada, o outro por se dedicar tanto à Palavra de Deus que consequentemente transformou-se no amigo de Jesus, o acompanhando fielmente em sua jornada.
A história de Lázaro, o leproso, é retirado de uma parábola contada por Jesus no Evangelho de São Lucas 16, 19-31, que por curiosidade é a única que contém o nome do personagem principal, e por isso muitos estudiosos e pesquisadores acreditam que o humilde Lázaro realmente existiu. Diante de toda sua história de fé perante tamanho sofrimento foi nomeado como protetor dos leprosos e dos mendigos. Esse Lázaro é o mais conhecido e venerado pelos fiéis da Igreja Católica no Brasil.
Diferente de São Lázaro, que é amigo de Jesus e que assim foi ressuscitado por Ele no quarto dia de sua morte. Quando Lázaro morreu, conta no Novo Testamento que foi o único pelo qual Cristo chorou, mostrando assim grande afeto e o sinal do quanto ele era importante na sua jornada em sua curta vida.
A história de São Lázaro começa em Betânia, ele era irmão de duas mulheres devotas do Messias que chamavam: Marta e Maria. Eles hospedavam Jesus enquanto estavam em suas andanças.
Lázaro era um homem de origem muito nobre, de grande honestidade e família religiosa, e Jesus fez a ressurreição de Lázaro no quarto dia de sua morte a pedido de Marta. Tamanha era a dor de Cristo em ver seu fiel amigo morto que esta é a única vez que vemos em toda história da vida do Messias a citação de que ele havia chorado.
Vale ressaltar que foi um dos maiores milagres de Jesus e o último realizado por ele enquanto vivo, essa passagem está retratada em João, 11. Quando Cristo foi perseguido e decidiram matá-lo, o próprio Lázaro foi assassinado também, porque ele era prova viva que Jesus poderia vencer a morte. Seu túmulo está localizado em Constantinopla, foi erguido por Leão VI e várias Igrejas e Capelas surgiram desde então sua homenagem.
Oremos ao Santo !!!
“Ó São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos
da vida terrena com a certeza de alcançar a
felicidade no céu; abri meu coração à
palavra de Deus na Bíblia e aos ensinamentos
da Igreja Católica; dai-me um coração
sensível às doenças e a miséria dos meus
irmãos; abri meus olhos para ver e
compreender aquilo que se diz por aí:
“O que aqui se faz, aqui se paga”, é
uma sentença falsa e enganosa,
porque a justiça perfeita e definitiva só
acontece na outra vida. Ajudai-me a crer
com firmeza na realidade do céu e do
inferno, para que eu não venha a me
arrepender quando já é tarde, como
aconteceu com o rico da parábola.
São Lázaro rogai por mim e por meus irmãos.
Amém”
Venha conferir nossas opções de artigos personalizados !!!
Fonte: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/cristianismo/sao-lazaro/